Direito de Família na Mídia
TJES realiza mutirão de conciliação em execução de pensão alimentícia
16/08/2011 Fonte: TJESSeis magistrados aposentados que integram o Grupo Voluntário de Apoio aos Mutirões de Conciliação e da Cidadania conduzirão as sessões de conciliação, lavrando a ata que será submetida, se houver acordo, à homologação da Juíza titular da Vara, Elisabeth Lordes. Além dos magistrados, promotores, defensores públicos, alunos da Escola da Magistratura (EMES) e estagiários do Poder Judiciário participam e auxiliam os trabalhos do mutirão de conciliação.
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos foi criado pelo TJES, em janeiro deste ano, para reduzir a excessiva judicialização dos conflitos de interesses e a quantidade de recursos e de execução de sentenças. A ideia é aprimorar as políticas de conciliação e efetivá-las na resolução de conflitos pelos métodos consensuais, com a realização de mutirões, de forma a disseminar a cultura da conciliação entre servidores e magistrados.
O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, participou da abertura dos trabalhos do mutirão, ocorrido nesta segunda-feira, no Salão do Júri do Fórum de Vitória.